terça-feira, 23 de julho de 2019

Abdominoplastia – pós-operatório – primeira semana




            O pós na primeira semana é complexo, pois banho esquece. Não pode tomar banho nem no hospital após a cirurgia, por isso levei lenço umedecido. Em casa, banho de lenço umedecido, pois não pode molhar os curativos e nem trocar.
            Na primeira semana, na verdade nos 3 primeiros dias tive seroma. Quando este liquido sai do corpo, é legal colocar absorvente no local, para vc não se sujar toda. O seroma é um liquido transparente, no máximo rosa claro, sem cheiro.
Seroma é o acúmulo de líquido embaixo da pele, durante o pós-operatório de uma cirurgia, deixando a área da cicatriz mais alta que o normal. O seroma se forma devido ao extravasamento de plasma sanguíneo ou linfa (fluido que circula nos vasos linfáticos), surgindo nas primeiras semanas de pós-operatório.
            Vamos falar sobre os incômodos do pós-operatório, um deles é gases, parece que até água dá gases. O que fiz? Estou tomando simeticona (amigo de todo bariátrico). Os gases além de andar, te deixam com sensação de ser um baiacu.
            Outro incomodo é a posição para dormir, não tem. O corpo dói todo, sentado, deitado, de pé. Todo jeito tem dor. Para dormir tem que ser a base de rivotril, mesmo assim não se dorme mais que 4 horas.
            Como tive e estou com anemia pós-operatória, canso com mais facilidade e tenho cochilos de no máximo 20 minutos após comer qualquer coisa. Não consigo ficar mais que 15 minutos de pé, tenho tonturas.
            Voltando no assunto dor, vamos lá, dependendo de como senta ou vai levantar, parece que tem uma linha entre os seios e a ppk, que puxa e repuxa, fora os “choques”, que estou no quadril direito, a suspeita desta dor é que tenho problemas de coluna.
            A barriga parece uma rocha de tão dura, as suturas puxas e repuxam só 24 horas do dia.
            Para espirrar ou tossir, só parece que você vai rachar ao meio ou explodir. Sendo assim você não consegue nem falar alto, quem dirá gritar. Por tanto, ficar sozinho impossível. Se tiver uma mãe como a minha, fique com o celular nas mãos, pois a minha finge que não me ouve, quando ligo no telefone fixo, ela perde as pernas, mas ouve.
            Subir/descer escadas, esquece! Se tiver que ficar subindo e descendo para ir ao seu quarto, leve uma cama para o andar térreo e improvise um quarto. Sério, os primeiros 6 dias, você mal consegue andar.

Nenhum comentário: