segunda-feira, 22 de julho de 2019

Abdominoplastia – Cirurgia o grande dia



            O preparo para a cirurgia são 8 horas de jejum. Porém minha cirurgia estava marcada para as 13:00. Eu toda linda, achei que poderia comer umas 20:00 do dia anterior e estava tudo certo. O anestesista me explicou que bariátricos não podem ficar muito tempo de jejum, que eu poderia desmaiar e não fazer a cirurgia, então, ouvi ele e acordei as 04:30 para comer (torrada, gelatina e queijo branco). Água, fui liberada beber até 02 horas antes da cirurgia. Em resumo:
Comi as 05:00
Bebi água até 11:00
Cirurgia: 13:00
No hospital que operei tinha que entrar ás 11:00. Então dei entrada com um acompanhante. Não levei a mala, só o que levei para o bloco cirúrgico (está no post anterior). Lá chamam o paciente e o acompanhante, pois temos que colocar a famosa camisola de bunda de fora, (mas lá entregam uma maior para não ficar com bunda de fora), e o acompanhante fica toda nossa roupa e calçado. Depois que vestimos a camisola, colocamos pantufas e toquinha. Ficamos em uma sala pré-operatória, até o bloco ficar pronto.
A enfermeira te conduz até o bloco com cadeiras de roda, por questão de segurança, além de colocar as pulseirinhas de alergia e risco de queda, por estar em jejum.
Dentro do bloco cirúrgico do Felicio Rocho, tem um aquecedor para o paciente, enquanto está operando.
Antes da cirurgia o cirurgião, te faz de tela e te desenha todo. Usando régua e caneta. Quando fui perguntar o que eram as marcações e desenhos, ele explicou quais eram para cortar, e quais eram referência. Eu disse: pode colocar mais uns centímetros ai pra tirar. Não sabia que ele ia levar tão a sério quanto disse que eu poderia sair em posição fetal, risos.
A cirurgia demorou umas 4 horas, porém só fui para o quarto as 18:00.
Durante a noite, senti muita dor. Tomei rivotril umas 3 vezes para conseguir dormir 04 horas. Dor da cirurgia em si, só sentia para levantar da cama e sentar. As dores para dormir que senti e ainda sinto (estou com 9 dias de operada), são dores por conta da coluna, a posição para sentar e levantar é muito difícil, não consigo deitar ou virar de lado. Na primeira noite, tive um vazamento de sangue, e antes da alta tive que refazer o curativo.
Operei dia 08/07/19 e no dia 09/07/19 tive alta. Para andar de carro recebi a seguinte orientação: andar 40 minutos de carro, parar e caminhar por 10 minutos.

Nenhum comentário: